Escola de Formação em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde

NOTÍCIAS 2017

Boas Festas 2017

Publicado em Segunda, 18 Dezembro 2017

Screenshot 44

________________________________________

Oficina de Planejamento do Projeto Itinerários do Saber

A gerente da EFOS, Andiara Sopelsa, juntamente com as colaboradoras Alessandra Dias da Silva e Juliana Athaíde Mom, participaram da “Oficina de Planejamento do Projeto Itinerários do Saber”.
A oficina – uma parceria entre a FIOTEC e o Ministério da Saúde –, aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de novembro, com algumas das Escolas RETSUS. Dessa vez, nem todas escolas participaram na mesma semana, visando um melhor aproveitamento das atividades.

Screenshot 45

Bastante produtivos, nesses dois dias as escolas puderam dar um feedback acerca dos cursos já encerrados e em andamento, bem como expor o levantamento da demanda para o ano de 2018.

A Escola de Formação em Saúde (EFOS) destacou-se, por ser uma das poucas escolas que já deu início ao projeto. Até o momento, através do Curso de Formação em Saúde Mental já foram formados duzentos e trinta (230) alunos e no CASMAD (Curso de Atualização de Álcool e outras Drogas) oitenta e seis alunos (86) alunos.

 Screenshot 46

Para o ano de 2018, novos cursos já foram aprovados e novas solicitações foram feitas pela gerente da escola, que, sobre a Oficina, destacou:

"Voltamos muito satisfeitas com esses dois dias de trabalho no Rio. Foi um momento que conseguimos colocar pontos fortes e fracos das turmas já concluídas e pudemos trabalhar em cima de um novo desenho para o que não deu certo. 2018 está chegando com muitas novidades, novos cursos e novas turmas de Formação em Saúde".

________________________________________

Curso de Formação em Saúde Mental – Crack, Álcool e outras Drogas.

Publicado em Quarta, 01 Novembro 2017

Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais de nível médio para atuarem como agentes de mudança nas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, a EFOS, em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - DEGES/SEGETS/MS e com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – ICICT/FIOCRUZ, iniciou o Projeto Itinerários do Saber e está realizando o Curso de Formação em Saúde Mental - Crack, Álcool e outras Drogas.

Screenshot 50

Realizado na modalidade semipresencial, e tendo como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e outros profissionais técnicos da área da saúde, a metodologia do curso pressupõe a aprendizagem significativa, ancorada em metodologias ativas de aprendizagem, que superem o conhecer/saber instrumental e desconectado das práticas e realidades.

Screenshot 51

O curso, que tem duração de 60 horas/aula, com e as primeiras turmas ocorreram nos municípios de Biguaçu, Concórdia e São Bento do Sul. E estão em andamento mais 15 turmas nas diversas Regiões de Saúde do Estado de Santa Catarina.

________________________________________

Curso de Formação em Saúde Mental – Crack, Álcool e outras Drogas.

A EFOS, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - SEGETS/MS e com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – ICICT/FIOCRUZ, por meio do Projeto Itinerários do Saber, concluiu, em três cidades de Santa Catarina, o Curso de Formação em Saúde Mental – Crack, Álcool e outras Drogas.

Realizado na modalidade semipresencial e com duração de 60 horas/aula, o curso visa contribuir para a formação de profissionais de nível médio para atuarem como agentes de mudança nas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.
Abaixo, alguns momentos.

Screenshot 47

Município de Içara

Screenshot 48

Município de São José do Cedro

Screenshot 49
Município de Monte Castelo

________________________________________

Projeto Itinerários do Saber

Numa parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o projeto Itinerários do Saber, foi realizado na sede da EFOS o primeiro Encontro Presencial do “Curso de Capacitação para implantação de Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio de Enfermagem em Linhas de Cuidado e de Capacitação em Linhas do Cuidado para os Agentes Comunitários de Saúde”.

Screenshot 52

O encontro contou com a participação da representante da escola, Alessandra Silva; da coordenadora do Projeto Itinerários do Saber, Maria Cristina Guimarães juntamente com a articuladora do projeto, Cristina Ruas; de uma das coordenadoras do curso, Kenya Reibnitze; e da professora da UFSC, Rosani Ramos, a qual foi gerente da EFOS por seis anos. O total de dez alunos compõe a turma piloto na capital catarinense.

Screenshot 53

O objetivo desta formação é que os alunos sejam capacitados para a construção dos “Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC)”, baseados na Diretriz para Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) em Linhas de Cuidado e em quatro Diretrizes para Especializações Técnicas em Enfermagem em Linhas do Cuidado, nas seguintes temáticas: Saúde Materna, Neonatal e do Lactente; Atenção Psicossocial; Urgência e Emergência; Doenças Crônicas.
Texto: Camila Cruz, Cristina Ruas e Roberta Raupp
Lei a íntegra no site: http://www.observatoriodocuidado.org/

________________________________________