Histórico

  • 1992

    O projeto do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde (CEDRHUS) teve início em 1992, sob a coordenação da Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Diretoria de Administração de Pessoal da Secretaria de Estado da Saúde.

  • 09 julho, 1993

    Em 09 de julho de 1993, a Lei Complementar nº 091/93, através do Ato nº 873/93, publicado no Diário Oficial do Estado - DOE, em 07/10/93, criou o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde – CEDRHUS, alterando a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde nessa área.

  • 2003

    Na gestão estadual iniciada em 2003, a Escola de Formação em Saúde - EFOS, figurava, na estrutura organizacional da SES, como gerência subordinada à Diretoria de Recursos Humanos- DIRH. Mas, com a edição da Lei Complementar nº 284, de 28 de fevereiro de 2005, que estabeleceu o modelo de gestão para a Administração Pública Estadual e dispôs sobre a estrutura organizacional do Poder Executivo, a EFOS passou a se chamar Escola de Ensino Médio, subordinada à Diretoria de Desenvolvimento Humano - DIDH.

  • 2007

    No início do ano de 2007, a Diretoria de Desenvolvimento Humano foi renomeada, ficando a EFOS vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde - DEPS. E, desde então, não houve mais alterações no organograma da Escola

  • 2014

    No ano de 2014 a Escola começou a utilizar a plataforma virtual AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem Técnica, Aperfeiçoamento e Referência). Ao fazer uso desta tecnologia, propõe contribuir para a aprendizagem dos alunos, sendo este um espaço de acesso a apostila dos cursos, textos complementares, avaliações e pesquisas em geral.

  • 2014 - 2015

    Entre os anos de 2014 e 2015, ficou sob a responsabilidade da EFOS a coordenação no estado de Santa Catarina do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) do Ministério da Saúde, tendo como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica; tendo sido alcançados 100% da meta prevista, com o número de 11.406 participantes.

  • 2016

    Em 2016, foi inaugurada a nova sede da Escola, que conta com uma estrutura de cinco andares, que contemplam laboratórios de enfermagem, laboratório odontológico e de informática, biblioteca, auditório salas de aula e salas administrativas. A nova estrutura atende às necessidades dos cursos técnicos oferecidos, aprimorando a qualidade do ensino oferecido pela EFOS.

  • 2019
    A EFOS passou a ser uma Coordenação, permanecendo vinculada a Diretoria de Educação Permanente em Saúde- DEPS.
    Posteriormente passou a integrar o CIEPS – Centro Integrado de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, permanecendo no mesmo prédio, agora com a Escola de Saúde Pública- ESP e o Núcleo de Educação em Urgências do Atendimento Pré Hospitalar- NEU APH.