Informações

Cursos de Especialização para Técnicos de Enfermagem em Saúde do Idoso e Saúde Mental

A EFOS iniciou dois novos cursos: Pós-técnico em Saúde do Idoso e Pós-técnico em Saúde Mental, ambos destinados a Técnicos em Enfermagem, a fim de disponibilizar conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e atitudes que possibilitem prestar assistência especializada. Cada curso possui a carga horária de 360 horas e proporcionam aos alunos atividades referentes aos momentos de concentração (teoria) e dispersão (observação da realidade das instituições e profissionais da área). A aprendizagem será concretizada através de ambientes e técnicas que reproduzem situações reais de trabalho, onde serão utilizados procedimentos que possibilitem aos educandos a aquisição de hábitos de estudo e pesquisa, que lhes favoreçam o contínuo aperfeiçoamento.

O Pós-técnico em Saúde do Idoso é voltado para profissionais que atuam na Atenção Básica/Estratégia da Saúde da Família (ESF) na Atenção ao Idoso, Instituições Asilares e Hospitalares do SUS – Sistema Único de Saúde, vem de encontro a atender ao que preconiza a Portaria N. 399/GM, de 22/02/2006 e, dentro das Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde em 2006 – Consolidação do SUS – Pacto pela Vida, tendo como uma das diretrizes, a Saúde do Idoso.

Envelhecer com qualidade de vida e bem estar, na maioria das vezes depende de outra pessoa. Neste processo, o cuidar do outro é uma experiência continua de aprendizado, o Técnico em Enfermagem com qualificação em gerontologia e o idoso, estarão descobrindo potencialidades mutuas e reconhecendo capacidades, neste processo de solidariedade, amor e doação que é o “cuidar com qualificação”.

O Curso de Especialização Pós-técnico em Saúde Mental é destinado os Técnicos em Enfermagem que atuam nas Unidades Hospitalares do Sistema Único de Saúde - SUS e nas Unidades Básicas de Saúde da grande Florianópolis, tem o objetivo de instrumentalizar Técnicos em Enfermagem para atuarem nas diversas áreas assistenciais de saúde, no acolhimento e atendimento das necessidades psicossociais e transtornos mentais dos usuários do SUS.

A construção e consolidação de uma política de saúde mental coerente com os princípios da Reforma Psiquiátrica requerem o estabelecimento de uma política adequada de recursos humanos, integrada nos planos municipal, estadual e federal, que valorize e considere a importância do trabalhador de saúde mental no ato de cuidar. Para isso, é necessário garantir a capacitação e qualificação dos diversos segmentos profissionais em todas as áreas de atendimento à saúde de forma ampla (rede de saúde) e restrita (rede de saúde mental).

Constatando a ausência de cursos de especialização específicos para esta área e para este segmento no setor público e privado, torna-se de extrema importância a implantação de um curso específico para o preenchimento desta lacuna.

SUS SC SES Rua das Orquídeas, s/n - Bela Vista III - São José - SC - CEP: 88110-800
Fone/FAX: (48) 3246-4647 / 3258-9397/3246-7038